Uma ponte que passa sobre a Avenida do Valo, via que conecta o 26 de Setembro à Estrutural, passou por uma ampliação recente. O objetivo da obra é aumentar a segurança de quem utiliza a via. Os trabalhos são resultado de uma parceria entre as administrações regionais do SCIA/Estrutural e Vicente Pires, contando ainda com o apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Ampliação da largura e medidas contra inundações
A ponte, que possui cerca de 10 metros de extensão, teve sua largura ampliada em mais de duas vezes. Adicionalmente, a estrutura ganhou uma área exclusiva para pedestres, melhorando o trânsito de quem se desloca a pé ou de bicicleta. A construção foi elevada em mais de um metro. Essa elevação impede que a estrutura fique submersa, como ocorria com frequência no período chuvoso devido ao nível do córrego.
Recomendamos para você:
Antes da intervenção, a passagem era estreita, com espaço insuficiente para dois carros, o que criava um ponto de risco. Em parceria com a Companhia Energética de Brasília Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes), postes foram instalados para melhorar a visibilidade no local.
Tráfego liberado e planos para obra definitiva
O trânsito de veículos foi liberado no dia 26 de setembro. Mesmo assim, há serviços sendo executados no local, como a colocação de toras de madeira ao redor da ponte. Por se tratar de uma área ambiental, utiliza-se material orgânico para preservar o leito do rio e o curso da água. Adicionalmente, restos de construção civil (RCC) estão sendo lançados na via para melhorar o tráfego e reduzir a poeira.
A administração regional ressalta, no entanto, que o projeto atual é uma medida emergencial. Um plano para construir uma ponte definitiva já está em curso. Os cálculos estruturais da ponte, incluindo a fundação e análise do solo, estão sendo encaminhados para dar andamento ao processo. Para os moradores, a mudança já representa um ganho significativo no tempo de deslocamento e na segurança ao passar pelo local.