Registrando mais de 21.200 emplacamentos, o mercado brasileiro de veículos eletrificados manteve sua trajetória de crescimento em novembro. Diante de tal situação, o dado mais relevante do período é a consolidação da preferência por veículos que podem ser recarregados na tomada, sendo assim, somados, os modelos 100% elétricos (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV) representam significativamente 80% de todas as vendas do segmento, confirmando uma mudança no perfil do consumidor que busca maior eficiência energética.
Dentro do universo dos automóveis elétricos, os híbridos plug-in (PHEV) lideram com folga, respondendo por quase 46% do total e crescendo tanto na comparação mensal quanto na anual, porém, os elétricos puros (BEV) garantiram a segunda posição com 34% de participação, apesar de uma oscilação negativa em certo período.
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Em contrapartida, os modelos micro-híbridos (MHEV) enfrentaram uma retração acentuada de 23%, tendo como consequência grande perda de espaço, diante disso, o cenário mostra que o brasileiro tem optado cada vez mais por tecnologias que permitem rodar no modo elétrico, seja de forma exclusiva ou alternada com o motor a combustão.
A distribuição geográfica das vendas também revelou surpresas importantes, mostrando que, embora o Sudeste continue sendo a região com maior volume, sua participação percentual vem caindo em favor da descentralização para o Sul, Nordeste e Centro-Oeste.
Contudo, o destaque absoluto ficou por conta de Brasília, pois, pela primeira vez, a capital federal superou o município de São Paulo em número de emplacamentos de eletrificados no mês (2.413 contra 2.399), evidenciando a força da eletromobilidade no Distrito Federal e a expansão do mercado para além do eixo tradicional.




