O programa “Vai de Graça”, amparado pelo Decreto 46.924/2025, permitirá o acesso livre a todas as linhas de ônibus e ao metrô, garantindo mobilidade sem custos para a população durante os quatro dias de festa.
Para suportar o aumento da demanda e garantir o retorno seguro dos participantes, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) determinou um reforço operacional com 110 ônibus extras que serão acionados principalmente nos horários de dispersão dos eventos, sendo que, na segunda (16/02) e terça-feira (17/02), a tabela horária seguirá uma programação mista.
Linhas que atendem a Esplanada dos Ministérios e áreas acadêmicas terão oferta flexibilizada devido aos pontos facultativos, mas a frota será ajustada em tempo real conforme a movimentação dos usuários.
No que tange ao Metrô-DF, o funcionamento também terá esquema especial para atender os notívagos, pois de sábado a segunda-feira todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque das 5h30 (ou 7h no domingo) até as 23h30, contudo, o horário será estendido até a 1h da manhã seguinte exclusivamente na Estação Central para embarque, enquanto as demais estações funcionarão apenas para desembarque nesse período extra.
A normalidade do sistema, tanto para ônibus quanto para o metrô, será retomada na Quarta-feira de Cinzas (18/02), com atenção especial para o reforço de frota entre 11h e 13h, visando atender o início do expediente nas repartições públicas.




