Disponibilidade inicial e serviços abrangidos
Neste primeiro momento, o atendimento estará disponível no Portal de Serviços do Detran-DF, no canto inferior direito da tela. O acesso também poderá ser feito pelo WhatsApp, por meio do número (61) 3181-0538. A população poderá consultar informações sobre habilitação, transferência de veículos, multas, recursos, vistorias, credenciamentos, educação de trânsito, engenharia, agendamentos e autoescolas.
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O lançamento da assistente virtual representa um marco na modernização do atendimento público. A tecnologia é uma aliada na melhoria dos serviços, e este projeto representa mais um avanço no processo de transformação digital do órgão. A assistente virtual DET é responsável por fornecer informações e orientações iniciais.
Evolução por etapas e futuro digital
Serviços que exigem autenticação continuarão a ser feitos com login no Portal de Serviços, devido às normas de segurança. O projeto da assistente virtual prevê novas etapas. Futuramente, a DET passará a oferecer serviços automatizados, proporcionando mais autonomia e praticidade ao cidadão.
Entre as próximas funcionalidades previstas estão a emissão automática de boletos, abertura e acompanhamento de recursos de multas de forma digital, agendamento de vistorias e exames sem acesso direto ao Portal, e consultas personalizadas. Essas melhorias permitirão que a DET evolua de um assistente de informações para um agente digital operacional, capaz de conduzir o cidadão em todo o processo de atendimento com segurança e conformidade às normas da Senatran e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A meta do Detran-DF é transformar a DET em um agente virtual com inteligência artificial capaz de executar serviços e validar documentos. Essa nova etapa tornará o atendimento 100% digital, personalizado e disponível 24 horas por dia. O projeto busca aliar tecnologia, transparência e eficiência.