Departamento de Trânsito prepara licitação para instalar semáforos inteligentes em 470 cruzamentos

Foto: Francisco Eduardo/Detran-DF
Foto: Francisco Eduardo/Detran-DF

A gestão do tráfego urbano no Distrito Federal deve passar por uma transformação tecnológica no início de 2026, com o lançamento de um edital de licitação voltado à modernização da rede semafórica assim, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) planeja adquirir equipamentos capazes de operar com controle em tempo real, utilizando câmeras e sistemas adaptativos para otimizar a fluidez e a segurança em 470 cruzamentos, que somam quase 2 mil focos luminosos.

Diferentemente do modelo atual, que depende de relatos externos ou câmeras de segurança pública para a identificação de falhas, o novo sistema permitirá o monitoramento remoto e imediato de panes, essa tecnologia prevista inclui controladores com GPS integrado e conexão 4G, possibilitando que uma central de comando ajuste os tempos de abertura e fechamento dos sinais conforme a demanda real de veículos, o que contribui para a redução de congestionamentos e da emissão de poluentes.

Além disso, a infraestrutura subterrânea de cabeamento será totalmente refeita e nobreaks serão instalados em pontos críticos para evitar desligamentos por falta de energia.

Embora a modernização do parque, cujos controladores operam há cerca de 20 anos, estivesse prevista para ocorrer ainda neste ano, ajustes técnicos e diálogos com órgãos de controle adiaram o lançamento do edital para janeiro, ao fomento disso a autarquia tem mantido tratos constantes com o Ministério Público e o Tribunal de Contas para garantir a lisura do processo de substituição integral dos equipamentos, assegurando que a implementação da tecnologia ocorra com a devida segurança jurídica e eficiência operacional.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.