A iniciativa visa melhorar a qualidade do serviço para o usuário que depende do transporte público diariamente. Dessas novas unidades, 207 serão entregues ainda este ano e outras 237 virão em 2026, elevando a frota total da empresa para 753 veículos. Os ônibus são equipados com tecnologia Euro 6, portas elétricas com sistema antiesmagamento, elevador para acessibilidade, câmeras, GPS e placa solar para recarregar baterias.
Os veículos começam a operar na Área 2, substituindo gradualmente os modelos mais antigos. A renovação antecipada faz parte de uma estratégia para manter uma frota moderna e eficiente, com a meta de renovar toda a frota até o final do mandato. A Secretaria de Transporte e Mobilidade destaca que a antecipação é importante para as empresas, que passam a contar com veículos de maior valor de revenda e menor custo de manutenção.
Todos os veículos são rastreáveis e conectados ao Centro de Supervisão Operacional. A frota atual do Distrito Federal conta com 3.063 veículos. A partir de 2026, o DF terá uma ampliação significativa de ônibus elétricos, prevista para chegar a 90 unidades no Plano Piloto. Atualmente, cerca de 90% da frota possui idade média de 3,6 anos.




