O Banco de Brasília (BRB) divulgou nota oficial afirmando que não é alvo de bloqueio de R$ 12,2 bilhões na Operação Compliance Zero, ao contrário do que vinha sendo veiculado pela imprensa.
Segundo a instituição, a 10ª Vara Federal de Brasília retificou despacho anterior para excluir expressamente o BRB das medidas de constrição patrimonial, “uma vez que a eventual responsabilidade de seus dirigentes (pessoas físicas) não se confunde com a da pessoa jurídica”.
O banco reforça ainda que “não há qualquer bloqueio de bens ou valores da instituição” e que as medidas restritas são dirigidas a pessoas físicas investigadas — e não à instituição.
Contextualizando: a operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal para investigar fraudes no sistema financeiro nacional, envolve estimativas de bloqueio de cerca de R$ 12 bilhões de contas ligadas a instituições e pessoas. No caso do BRB, porém, o banco confirma estar fora dessa medida de bloqueio.
As implicações para o DF são relevantes: sendo o BRB uma instituição pública distrital, sua autonomia operacional permanece garantida pela nota oficial divulgada pelo Governo do Distrito Federal, que afirmava que o banco “mantém sua capacidade plena de operação, com total segurança administrativa e financeira”.
Siga o DFMobilidade nas redes sociais para mais atualizações.




