O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou apoio à candidatura de Bruno Engler (PL) para a Prefeitura de Belo Horizonte. Engler disputa o segundo turno contra o atual chefe do Executivo da capital mineira, Fuad Noman (PSD).
Zema e o candidato do PL se reuniram na última quarta-feira, 16. Apesar disso, Engler disse que se surpreendeu com o apoio público do governador.
“Fiquei muito grato pelo apoio dele, já que, durante nosso encontro, deixei claro que a prefeitura precisa muito do apoio do governo estadual para resolver seus problemas”, afirmou o candidato do Partido Liberal. “A partir de janeiro, quando eu for prefeito, vou bater muito na porta dele levando demandas e construindo soluções para BH.”
O governador anunciou o apoio durante uma visita à cidade de Sete Lagoas, no Colar Metropolitano. O integrante do Partido Novo afirmou que o candidato do PL tem propostas semelhantes aos que ele apresentou durante a corrida eleitoral de 2022.
“Apoio político é algo que você sempre tem de fazer com muito critério para ter um alinhamento”, disse Zema. “O meu apoio, que inclusive eu estarei manifestando, é ao candidato Bruno Engler, que tem uma proposta mais semelhante à minha.”
“O que o Bruno Engler quer para Belo Horizonte é um secretariado técnico”, afirmou o governador mineiro. “É um jovem que tem grande potencial, que pode somar muito para o desenvolvimento de Belo Horizonte.”
Durante o primeiro turno, Zema apoiou o candidato Mauro Tramonte (Republicanos). A vice da chapa era Luísa Barreto, ex-secretária de Gestão de Planejamento do Estado, aliada direta do governador e integrante do Novo.
Fuad Noman, adversário de Bruno Engler, recebeu o apoio de outros candidatos. Na ocasião, a deputada federal Duda Salabert (PDT) se posicionou ao lado do atual prefeito.
Rogério Correia (PT), apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que ficou em sexto no primeiro turno em Belo Horizonte, também se posicionou a favor de Noman.
Mauro Tramonte e Gabriel Azevedo (MDB) ainda não se posicionaram para o segundo turno na capital mineira.