Volkswagen confirma produção do primeiro híbrido nacional

Foto: Divulgação/Volkswagen
Foto: Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen do Brasil oficializou que a histórica fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), será o berço de seu primeiro veículo híbrido produzido nacionalmente, hoje a empresa é resposável pela montagem do Polo, Saveiro e Nivus tendo vista a virada tecnológica da marca do país, a marca se prepara para liderar as vendas.

Embora a montadora não tenha nomeado o modelo estreia, a lógica de mercado aponta Niuvs como o candidato natural, comparado com o SUV cupê que oferece margens de lucro superiores às do Polo e possui uma arquitetura mais moderna que a da veterana Saveiro, justificando o investimento na eletrificação.

A iniciativa faz parte do ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões anunciado pela empresa até 2028, que tem como pilar central a introdução da plataforma MQB Hybrid, assim juntamente com essa base atualizada, permitirá a adoção do novo motor 1.5 eTSI, já confirmado para ser fabricado na planta de motores de São Carlos.

A expectativa técnica é que o sistema chegue inicialmente com tecnologia híbrida-leve (MHEV), mas com capacidade para evoluir para configurações híbridas plenas (HEV), espelhando soluções aplicadas no T-Roc europeu, então além de modernizar a linha de montagem paulista, a estratégia reforça a importância da engenharia brasileira no desenvolvimento global da VW.

O movimento coloca a Volkswagen em condição de igualdade para disputar o crescente mercado de eletrificados flex, apostando em produtos desenvolvidos localmente com tecnologia de ponta.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.