O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou em publicação no X, nesta quarta-feira (27.ago.2025), que o candidato do partido à Presidência será Jair Bolsonaro — ou alguém por ele indicado — e que o PL “segue firme” com a candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina.
A sinalização ocorre em meio à resistência de lideranças locais em Santa Catarina e ao debate interno sobre a melhor praça para uma eventual candidatura de Carlos. Nas últimas 24 horas, relatos apontaram que o tema seria levado a Bolsonaro para nova avaliação, enquanto perfis estaduais do PL mencionaram alternativas femininas ao Senado.
No tabuleiro nacional, dirigentes da sigla também têm ventilado cenários para 2026. Em paralelo às tratativas com o bolsonarismo, alas do PL discutem o papel de Tarcísio de Freitas numa eventual corrida presidencial e movimentos regionais — como o recuo em lançar cabeça de chapa ao governo do Rio neste momento.
A declaração de hoje busca reduzir ruídos recentes e reafirmar a linha de comando do partido em torno do ex-presidente, após episódios que alimentaram interpretações divergentes sobre estratégias e nomes.
Por: Hamilton Silva — editor-chefe do DFMobilidade. Jornalista e economista (UCB), vice-presidente do Rotary Club de Brasília e diretor da ABBP.




