O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou em publicação no X, nesta quarta-feira (27.ago.2025), que o candidato do partido à Presidência será Jair Bolsonaro — ou alguém por ele indicado — e que o PL “segue firme” com a candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por Santa Catarina.
A sinalização ocorre em meio à resistência de lideranças locais em Santa Catarina e ao debate interno sobre a melhor praça para uma eventual candidatura de Carlos. Nas últimas 24 horas, relatos apontaram que o tema seria levado a Bolsonaro para nova avaliação, enquanto perfis estaduais do PL mencionaram alternativas femininas ao Senado.
Recomendamos para você:
No tabuleiro nacional, dirigentes da sigla também têm ventilado cenários para 2026. Em paralelo às tratativas com o bolsonarismo, alas do PL discutem o papel de Tarcísio de Freitas numa eventual corrida presidencial e movimentos regionais — como o recuo em lançar cabeça de chapa ao governo do Rio neste momento.
A declaração de hoje busca reduzir ruídos recentes e reafirmar a linha de comando do partido em torno do ex-presidente, após episódios que alimentaram interpretações divergentes sobre estratégias e nomes.
Por: Hamilton Silva — editor-chefe do DFMobilidade. Jornalista e economista (UCB), vice-presidente do Rotary Club de Brasília e diretor da ABBP.