fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Urgente: STJ está refém de hackers

stj

Hacker cobra resgate de dados sequestrados do STJ

Como noticiado ontem pelo DFMOBILIDADE o sistema de computação do Superior Tribunal de Justiça havia sido invadido por criminosos cibernéticos.

Ocorre que, Técnicos do Superior Tribunal de Justiça acabam de encontrar – quinta, dia 5, na hora do almoço – um pedido de resgate dos dados sequestrados por um hacker na terça. O pedido, obtido pelo Bastidor, segue a linha comum a ataques dessa natureza, chamados de ramsomware.

O hacker que invadiu o Superior Tribunal de Justiça criptografou todo o acervo de processos da corte. Uma fonte com conhecimento direto do ataque. Bloqueou o acesso também às caixas de email de ministros da corte. Todos os dados e sistemas que estavam nos servidores do STJ foram criptografados. O hacker conseguiu criptografar até mesmo os backups dos dados da corte. Hoje, quinta-feira, quase 48 horas após o ataque, o STJ não existe virtualmente.

Técnicos do tribunal e peritos de empresas terceirizadas não conseguiram quebrar até agora a criptografia – e talvez nunca consigam. Neste momento, a íntegra do acervo do segundo tribunal mais importante da República está bloqueada e indisponível.

Trata-se, seguramente, do mais grave ataque digital já cometido contra um órgão de estado do Brasil.

Comentários