Trump defende tarifa de 50% contra o Brasil e faz pedido aos pecuaristas dos EUA

cf590bcc-a40d-4e4f-b569-464c8f15ec26-800x445

O presidente Donald Trump enviou uma mensagem aos pecuaristas americanos nesta quarta-feira (22), defendendo suas políticas tarifárias e, ao mesmo tempo, pedindo que eles reduzam seus preços.

Em uma postagem na Truth Social, Trump argumentou que as tarifas impostas pelo seu governo são a única razão para o sucesso atual do setor.

“Os Pecuaristas, que eu amo, não entendem que a única razão pela qual estão se dando tão bem, pela primeira vez em décadas, é porque eu coloquei Tarifas sobre o gado que entra nos Estados Unidos, incluindo uma Tarifa de 50% sobre o Brasil,” escreveu Trump. “Se não fosse por mim, eles estariam se saindo exatamente como fizeram nos últimos 20 anos — Terrível!”

O Brasil é um dos principais exportadores de carne bovina para os EUA, e o governo Trump impôs tarifas elevadas sobre essas importações.

Apesar de defender os produtores, Trump fez um apelo por preços mais baixos para os consumidores. “Seria bom se eles entendessem isso, mas eles também têm que diminuir seus preços, porque o consumidor é um fator muito grande no meu pensamento, também!”, acrescentou.

A mensagem do presidente ocorre em meio a críticas de senadores republicanos à sua proposta de importar carne bovina da Argentina para impulsionar a economia da nação sul-americana. A senadora Deb Fischer (R-Neb.) e outros argumentaram que o aumento das importações de carne prejudicará os pecuaristas domésticos.

“Os pecuaristas do Nebraska não podem se dar ao luxo de ter o tapete puxado de debaixo deles quando estão apenas começando a ter sucesso ou simplesmente empatando,” escreveu Fischer na terça-feira (21). “Eu encorajo veementemente o governo Trump a se concentrar em acordos comerciais que beneficiem nossos produtores [agrícolas]— não em importações que farão mais mal do que bem.”

Enquanto isso, a secretária de Agricultura, Brooke Rollins, anunciou que a agência fornecerá mais de US$ 3 bilhões em assistência a fazendeiros prejudicados por uma disputa comercial com a China, que interrompeu a compra de produtos americanos, como a soja.

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.