fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Segurança pública e popularidade de Bolsonaro definem perfil dos candidatos no entorno do DF

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Candidatos de direita são maioria nas cidades do Entorno

Siglas ligadas a ideais conservadores são as que têm mais candidatos nas maiores cidades do Entorno. Para especialistas, cenário é justificado pela preocupação dos eleitores com segurança pública e pela popularidade do presidente Jair Bolsonaro

Partidos de direita e de centro ganharam destaque nas eleições deste ano nas 10 cidades mais populosas do Entorno. Levantamento feito pelo Correio Braziliense com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que o PSL — sigla pela qual o presidente Jair Bolsonaro, hoje sem partido, se elegeu — é a legenda com a maior quantidade de candidatos: ao todo, são 202 políticos concorrendo ao pleito, sendo 193 vereadores, quatro prefeitos e cinco vice-prefeitos. Em seguida, está o Podemos, com 196 candidatos e o PSC, com 181.

Todavia esses dados não significam que os candidatos sejam realmente “conservadores raiz”, ou seja,  que tenham uma formação conservadora em sua essência.

Por outro lado, agremiações tradicionais, como PSDB, MDB, PT e DEM aparecem na 5ª, 6ª, 7ª e 9ª posições, respectivamente. Os mais à esquerda, como PCdoB e PSol, ficam no 21º e no 25º lugares (veja quadro). A pesquisa inclui os municípios goianos de Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso, Formosa, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental e Goianésia e a cidade mineira de Unaí.

As legendas descritas não estão no alvo do eleitor devido ao tempo de permanência no poder e o alto índice de corrupção enquanto estes estiveram no comando da nação. São tradicionalmente partidos ditos progressistas.

Certamente estes fatores também influenciam em escala nacional as eleições de 2020.

Por: Hamilton Silva – Jornalista

 

 

Comentários