fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Saiba detalhes da batalha pela relatoria da Reforma Tributária no Senado

Rodrigo Pacheco - Foto: Senado Federal
Rodrigo Pacheco - Foto: Senado Federal

A reforma tributária chega ao Senado esta semana e três parlamentares disputam sua relatoria: Eduardo Braga (MDB-AM), Otto Alencar (PSD-BA) e Davi Alcolumbre (União-AP). A previsão é que Lula converse sobre o assunto com Rodrigo Pacheco (PSB-MG), presidente da casa nesta semana.

Alcolumbre quer assumir a relatoria, mas integrantes da articulação do governo acham que ele já relatou o projeto da intervenção federal no Distrito Federal. Coube a ele escolher o relator da PEC da transição. Há, portanto, uma resistência a ele.

Eduardo Braga e Otto Alencar correm por fora. Braga esteve entre os nomes possíveis para relatar a CPI do 8 de Janeiro, que foi para a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), e para o arcabouço fiscal, que acabou ficando com Omar Aziz (PSD-AM).

Já Alencar, histórico aliado do PT, espera receber a relatoria e ganhar destaque num tema econômico e de relevância. A seu favor está o fato de ser baiano e Lula querer retomar incentivos fiscais para montadoras do Norte e Nordeste, retirados por um destaque do PL na Câmara.

Pacheco já avisou que espera aprovar a reforma até setembro. Como é provável que haja mudança no texto, a PEC retornará à Câmara. A correria é necessária para que a mudança na Constituição seja feita ainda este ano.

Comentários