Rio aprova substituir BRT por VLT ou VLP nas linhas Transcarioca e Transoeste; texto vai à sanção de Eduardo Paes
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta quinta-feira (23), o projeto que autoriza a conversão dos corredores de BRT Transcarioca e Transoeste para sistemas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou Veículo Leve sobre Pneus (VLP). A proposta, de autoria do Executivo, segue agora para sanção do prefeito Eduardo Paes. Segundo a própria Casa Legislativa, emendas também permitem futuras extensões do traçado até a Ilha do Governador e Botafogo.
Na votação final, a matéria passou com maioria ampla; veículos locais registram placar de 33 votos a favor e 3 contrários. O modelo VLP — conhecido como “trem sem trilhos” — é tratado como alternativa de menor custo com capacidade semelhante ao VLT. Ainda não há cronograma oficial de obras divulgado pela Prefeitura.
De acordo com a cobertura especializada, trabalha-se com estimativa de cerca de 45 meses para a conversão integral dos corredores, com possibilidade de operação parcial antes disso — prazos que dependem de detalhamento do Executivo e da futura concessão.
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