Peças publicitárias defendem taxação de bilionários, bancos e casas de apostas; despesa registrada no TSE ocorre em meio à queda de popularidade do presidente
O Partido dos Trabalhadores (PT) investiu R$ 173.000,00 entre 26 de junho e 4 de julho de 2025 em impulsionamento de anúncios no Instagram e no Facebook com o objetivo de defender a taxação dos chamados “super-ricos” — bilionários, instituições financeiras e casas de apostas (bets) . Esses valores constam do sistema de prestação de contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram confirmados pela reportagem.
As peças, reunidas sob o slogan “taxação BBB” (Bilionários, Bancos e Bets), adotam tom confrontativo ao sugerir resistência do Congresso Nacional à pauta econômica do Executivo. A campanha de maior investimento, intitulada “Quem tem mais paga mais: taxação BBB”, consumiu R$ 90.000,00 em cinco dias, enquanto a imagem em que Lula segura a placa “taxação dos super-ricos” recebeu R$ 3.000,00 em apenas um dia .
Para a advogada eleitoral Marilda Silveira, não há ilegalidade no impulsionamento dessas publicações, desde que ocorram fora do período oficial de campanha. “A lei autoriza impulsionamento em redes, mas não na TV ou rádio” .
Na quinta-feira (3), militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam o prédio do banco Itaú em São Paulo para reforçar a cobrança de maiores impostos sobre os mais ricos .
O reforço da retórica “ricos × pobres” coincide com o momento mais delicado do governo Lula: pesquisa PoderData divulgada em 3 de junho aponta 56% de desaprovação e 39% de aprovação ao presidente . Para o cientista político Francisco Fonseca, professor da PUC-SP e da FGV-SP, o Congresso — historicamente alinhado aos interesses das elites econômicas — limita a eficácia dessa pressão digital sobre a agenda fiscal .
Procurado, o PT não se manifestou até o fechamento desta edição .
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