Com medo da PEC da bengala, ministros do STF estão preocupados com indicação de Bia Kicis para a CCJ
Ela é servidora pública concursada e deputada federal. Portanto, Bia Kicis nada teme, nem mesmo a fúria dos ministros que não querem a parlamentar no comando da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
Está parada na CCJ a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que limita a idade em 70 anos para que magistrados atuem, graças à articulação do agora ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
Caso a PEC da Bengala saia da gaveta na CCJ, o receio é que ministros com mais de 70 anos sejam retirados de suas atividades antes do ostracismo político, o que daria espaço para o presidente Jair Bolsonaro indicar novos integrantes.
No Senado existem pedidos de impeachment contra ministros do STF inexplicavelmente engavetados.
O que está em jogo é a autonomia do Poder Legislativo. A intereferência dos ministros nas decisões da Câmara dos Deputados fere de morte a soberania da casa e põe em cheque a democracia não restando utilidade alguma para o voto direto popular.
Com o STF interferindo no poder Executivo, e agora no Legislativo a democracia brasileira descamba para uma desordem generalizada.
Por: Hamilton Silva – É jornalista, economista e pós-graduado em gestão pública