A Polícia Federal (PF) intimou Fabio Wajngarten para prestar esclarecimentos sobre o crime de “importunação intencional” de uma baleia-jubarte supostamente cometido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na cidade de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, em junho do ano passado.
O inquérito foi aberto com base em um vídeo que mostra um homem pilotando um jet ski e se aproximando do grande cetáceo, que pode atingir 15 metros de comprimento e pesar até 30 toneladas. A suspeita da Procuradoria é que o ex-presidente seria o condutor do veículo aquático que ficou muito perto do mamífero.
O advogado de Bolsonaro e ex-ministro das Comunicações, confirmou a intimação e falou sobre o assunto no X, antigo Twitter.
– Por inúmeras vezes tive a felicidade e a sorte de avistar animais marinhos no Litoral Norte de SP. Nunca gerou nem notícia, nem intimação processual. Aliás, existem inúmeras empresas locais que vendem esse serviço (passeios para avistamentos). Até mesmo os canais oficiais da prefeitura divulgam esse tema em diversas postagens, durante o inverno, época em que as baleias são muito frequentes – declarou Wajngarten.
E continuou:
– Bastou o presidente Jair Bolsonaro visitar o nosso litoral que a perseguição política, jurídica e midiática viessem à tona. Já passou da hora para que as autoridades tenham o mínimo grau de lucidez para que definitivamente ocupem seu tempo com o que de fato contribui para a melhora da sociedade. Como sempre, estarei à disposição para todo e qualquer esclarecimento.