Petista do ‘pichuleco’ indica diretora do aeroporto de Guarulhos

EBC
EBC

Ex-sindical ligada a Vaccari Neto vira diretora do maior aeroporto de SP

João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) e condenado na Operação Lava Jato, influenciou a nomeação de Ana Maria Érnica para a diretoria administrativa do Aeroporto de Guarulhos.

Amigo e compadre de Lula, João Vaccari Neto ficou conhecido como o homem do “pichuleco”, nos primeiros governos corruptos do PT. Era a expressão que ele usava, segundo acusação da Polícia Federal e do ministério público, quando cobrava propinas de fornecedores do governo.

Ana Maria, ex-diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo — entidade que também teve Vaccari Neto como diretor —, foi indicada pela Previ, o fundo de pensão do Banco do Brasil. A Previ detém 25,5% das ações da Invepar, empresa responsável por 45,9% do controle do Aeroporto de Guarulhos. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo. ​

A nomeação de Ana Maria reforça a influência de Vaccari Neto em cargos estratégicos, mesmo após suas condenações na Lava Jato. A indicação pela Previ evidencia a continuidade de articulações políticas em posições-chave de infraestrutura no país.

Comentários