Nova regra do TSE amplia poder de polícia de juízes eleitorais

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Uma nova regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aumentou o poder de polícia dos juízes eleitorais da primeira instância para remover conteúdo da internet em caso de propaganda eleitoral com desinformação sobre urnas, processo eleitoral e Justiça Eleitoral.

Antes, esse poder estava restrito à avaliação da forma ou do meio da propaganda, mas não do teor. De acordo com a nova diretriz, esses juízes podem avaliar o conteúdo quando a desinformação for sobre esses temas mesmo que não tenham sido acionados por alguma das partes.

Leia também1 Ex-ministro do STF diz que 8/1 não foi ataque à democracia
2 Ex-ministro Delfim Netto morre, aos 96 anos, em São Paulo
3 Patrimônio de prefeito do Recife cresce 11 vezes em quatro anos
4 Lula vai conversar com Colômbia e México sobre Venezuela
5 Jair Bolsonaro diz que vai leiloar joias e doar a Santa Casa

A propaganda eleitoral começará na próxima sexta-feira (16). Ainda há indefinição quanto ao repositório que orientará os magistrados.

A regra foi aprovada no fim de fevereiro. Seu escopo e amplitude causam divergências, e não há consenso de qual deve ser o procedimento em caso de fato inédito em que não haja decisão prévia do TSE. As informações são da Folha de S.Paulo.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.