No governo Caiado BRT de Goiânia ganha ônibus elétrico biarticulado

divulgação
divulgação

Goiânia (GO) será pioneira mundial na operação regular de uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos. O marco é resultado de uma parceria entre a Volvo e a GreenMob Capital, veículo de investimentos do Grupo HP especializado em projetos de mobilidade urbana. Ao todo, serão 21 veículos modelo Volvo BZRT — 16 articulados e 5 biarticulados — que vão circular no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC).

Produzidos no complexo industrial da Volvo, em Curitiba (PR), os novos ônibus fazem parte do primeiro lote de chassis articulados e biarticulados elétricos fabricados no local, que abastece mercados da marca em todo o mundo. Os biarticulados têm capacidade para 250 passageiros, enquanto os articulados comportam até 180, ambos com zero emissões de CO₂ e baixo nível de ruído.

Para André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina, a entrega marca um avanço na descarbonização do transporte público.

“Goiânia dá um passo importante ao escolher ônibus elétricos de alta tecnologia e grande segurança”, afirmou. O CEO da GreenMob Capital, Gustavo Bacellar de Faria, destacou que a operação representa “o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia veicular, unindo eficiência, conforto e segurança”.

O negócio foi intermediado pela concessionária Suécia Veículos e contou com apoio da Volvo Financial Services. A entrega está prevista ainda para 2025, tornando Goiânia a primeira cidade do planeta a operar biarticulados elétricos da marca de forma regular. Com 28 metros de comprimento, serão os maiores veículos elétricos em operação diária no mundo.

Divulgação

No coração do BRT goiano

Os ônibus vão circular pelo BRT Leste-Oeste, reconstrução do histórico Eixo Anhanguera, que atende cerca de 180 mil passageiros por dia e integra Goiânia a cidades vizinhas como Trindade, Goianira e Senador Canedo. O sistema conta com 19 estações e 28 km de extensão, e será complementado pelo BRT Norte-Sul, que possui 31 estações, 22 km de corredor e 55 km de ramificações. Juntos, os eixos vão integrar 268 linhas de transporte, com expectativa de transportar até 17 milhões de passageiros por mês.

Tecnologia e segurança

O BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada (total de 400 kW, equivalente a 540 cv) e até oito baterias, com capacidade total de 720 kWh. As baterias e o motor ficam na parte inferior, liberando espaço interno para os passageiros.

O modelo traz recursos de segurança ativa como câmeras de visão ampliada, sensores para pontos cegos, leitura de placas de trânsito com alertas no painel e direção assistida Volvo Dynamic Steering (VDS). Possui ainda o sistema “Zonas de Segurança”, que reduz automaticamente a velocidade via GPS em áreas de risco ou próximas a terminais, escolas e hospitais.

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.