Um grupo de pelo menos 11 governadores e 17 políticos estará na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre esta segunda (13) e quarta-feira (15) para participar de eventos brasileiros organizados pelo Esfera Brasil, pelo Lide e pelo jornal Valor Econômico. Na lista de participantes estão integrantes do governo Lula (PT), como os ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e dos Transportes, Renan Filho.
O primeiro evento brasileiro em terras norte-americanas acontece nesta segunda (13), quando a organização Esfera Brasil, do empresário João Camargo, promove um seminário no Rockfeller Center que deve ter as presenças de Juscelino e Renan e também de figuras do mundo corporativo, como Luiza Trajano, do Magazine Luiza; e Alexandre Birdman, da Arezzo&CO.
Já nesta terça (14), será a vez do Lide, grupo de empresários fundado pelo ex-governador João Doria, realizar seu fórum anual. O evento, previsto para acontecer no Harvard Club, terá a presença de vários políticos, incluindo governadores, senadores e deputados federais. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi convidado, mas disse que não compareceria.
Na próxima quarta (15), o jornal Valor Econômico organizará um evento que reúne lideranças e empresários para discutir a relação comercial bilateral entre Brasil e Estados Unidos. Entre as autoridades confirmadas também estão governadores, mas também figuras da área econômica, como Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central.
As viagens dos ministros do governo Lula para os Estados Unidos ocorrem no momento em que o Rio Grande do Sul sofre uma tragédia climática. O ocorrido, por sinal, deve fazer com que autoridades cancelem as idas, como foi o caso do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que estaria nos eventos da Esfera Brasil e do Lide, mas decidiu ficar em Brasília.
*PN