Nesta terça-feira (18), Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, abriu a reunião com a cúpula dos três poderes para discutir a recente onda de ataques às escolas. Durante a reunião, o braço-direito de Lula apontou que os ataques contra crianças têm a mesma origem dos ataques bolsonaristas ocorridos em 8 de janeiro em Brasília.
Rui Costa afirmou que “busca-se espelhar o mesmo tratamento dado naquele momento, visto que trata-se no fundo a mesma motivação: motivação de ódio, preconceito e racismo pregada durante muitos anos, que se refletiu no ato do dia 8 e infelizmente se manifesta nos ataques a nossas crianças e adolescentes.”
Além de ministros e governadores de estado, alguns prefeitos, incluindo o prefeito de Blumenau (SC), onde ocorreu um recente ataque que resultou na morte de quatro crianças, estavam presentes na reunião.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também participaram do encontro. Arthur Lira (PP-AL), da Câmara dos Deputados, O governador Ibaneis Rocha(MDB) está presente.