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Micro-ônibus híbrido flex: a solução inovadora da Volare para o transporte sustentável

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O mercado automotivo brasileiro está se movendo rapidamente em direção à sustentabilidade, e os veículos híbridos flex estão se tornando uma das soluções mais discutidas. No entanto, a transformação precisa ir além dos automóveis e incluir veículos de maior porte. É exatamente isso que a Volare, divisão de micro-ônibus da Marcopolo, está propondo.

Durante a Lat.Bus 2024, a Volare apresentou o inovador Volare Attack 9. O nome pode soar como o de um carro esportivo, mas na verdade, trata-se do primeiro micro-ônibus híbrido a etanol com tecnologia de extensor de alcance (EREV) no Brasil. Isso significa que toda a sua mecânica é nacional, marcando um novo marco para o setor de transporte sustentável no país.

Quais são as vantagens dos micro-ônibus híbridos flex?

O sistema EREV, ou Veículo Elétrico de Alcance Estendido, é inédito no Brasil, principalmente em veículos de maior porte. Diferente de outros híbridos, como MHEV, HEV e PHEV, o motor a combustão do EREV atua apenas como gerador e não traciona as rodas. Esse papel é desempenhado exclusivamente pelos motores elétricos.

Por que a tecnologia EREV é revolucionária?

A principal vantagem do sistema EREV é que ele permite que o motor a combustão funcione apenas quando necessário e sempre na sua faixa ideal de operação. Isso resulta em menor consumo de combustível e menos emissões de poluentes. Além de operar como um elétrico, o sistema dispensa a necessidade de grandes e pesadas baterias, que são caras e comprometem a eficiência.

Qual a composição mecânica do Volare Attack 9?

O Volare Attack 9 é praticamente brasileiro no que diz respeito à sua mecânica. Os motores elétricos, baterias, inversores e geradores serão fornecidos pela empresa brasileira WEG. O motor a combustão é um 1.0 TCe da HORSE, subsidiária formada pela Renault e Geely, fabricado no estado do Paraná. É o mesmo motor utilizado no Renault Kardian.

O que esperar do desempenho?

No SUV Renault Kardian, o motor 1.0 turbo alcança até 125 cv e 22,5 kgfm com etanol. No Volare Attack 9, sua função principal será gerar energia para um motor elétrico traseiro de 100 cv e 50 kgfm, combinado a uma transmissão automatizada de quatro marchas. O restante da energia será armazenado em três packs de baterias totalizando 122 kWh, proporcionando uma autonomia total de 450 km com um tanque de 200 litros de etanol.

Quando o Volare Attack 9 estará disponível?

De acordo com a Volare, que possui fábricas em Caxias do Sul (RS) e São Mateus (ES), o objetivo é lançar o micro-ônibus híbrido no mercado em 2026. A empresa está confiante de que essa inovação trará uma mudança significativa para o setor automotivo brasileiro.

Motor a combustão 1.0 TCe da HORSEMotor elétrico traseiro de 100 cvTrês packs de baterias totalizando 122 kWhAutonomia de 450 kmCapacidade de tanque de 200 litros de etanol

Com essa iniciativa, a Volare se posiciona na vanguarda da inovação, trazendo tecnologias sustentáveis e nacionais para um setor crucial de transporte no Brasil. A expectativa é alta e os impactos podem ser significativos na redução das emissões e no custo operacional dos serviços de transporte público.

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