A Companhia do Metrô de São Paulo publicou o aviso de licitação nº 10017329, visando a contratação de serviços especializados de consultoria técnica para o gerenciamento do projeto de fornecimento de 44 novos trens.
O edital e seus anexos estão disponíveis gratuitamente no site do Metrô (www.metro.sp.gov.br) desde o dia 28 de outubro de 2024.
A entrega das propostas ocorrerá em uma Sessão Pública de Recebimento e Abertura, agendada para o dia 22 de novembro de 2024, às 10h, na Rua Boa Vista, 175, Bloco B, 2º andar, Sala de Reunião nº 9, em São Paulo – SP.
A licitação será conduzida com o critério de julgamento pelo menor preço, e os serviços serão executados sob o regime de empreitada por preço unitário.
Licitação para compra em curso
Está em curso uma concorrência internacional para a aquisição de 44 composições. A sessão publica para a apresentação das propostas está marcada para o dia 23 de dezembro.
Trens sem operador
As novas composições poderão ser configuradas para operar no sistema driverless. O edital especifica que “na frente do Carro A deve haver um console de condução embutido, equipado com uma tampa retrátil e removível, projetada ergonomicamente e conforme a norma UIC 651 OR para uso em pé.” O Centro de Controle Operacional (CCO) terá visibilidade para monitorar o operador. “Uma câmera de lente grande angular será instalada no teto acima do console, com iluminação direcionada ao console, permitindo que o CCO oriente o atendente em caso de operação manual.”
Qualquer abertura ou tentativa de abertura da tampa retrátil do console deve ser detectada, com alertas enviados ao registrador de eventos, ao CCO e ao TCMS.
Não há previsão para a ativação dessa funcionalidade. Inicialmente, os veículos terão cabines removíveis para permitir a operação com condutor.
Carregadores para celular
Esses novos trens serão distintos dos das linhas 1, 2 e 3, apresentando passagem contínua entre os carros, portas com abertura para fora do veículo, entradas USB para os passageiros.