A Mercedes-Benz anunciou o início do desenvolvimento do ônibus elétrico eO500UA, modelo articulado que será produzido no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). De acordo com a empresa, a expectativa é que o veículo esteja pronto para o mercado brasileiro e sul-americano em 2026.
Segundo a Mercedes-Benz, o eO500UA é um ônibus articulado, de piso baixo, também indicado para grandes capitais, com capacidade para até 120 passageiros e autonomia de até 250 km. Ainda segundo a empresa, um diferencial do modelo articulado em relação ao irmão mais velho eO500U é que o novato tem motor central, em vez de motor nos eixos. O modelo, com carroceria Caio, utiliza tecnologia de baterias NMC3 de última geração.
“Este veículo deverá começar a circular no País em 2026 e será exportado para países da América Latina. Dessa forma, estamos expandindo o portfólio de elétricos. Trata-se de mais uma brilhante e marcante conquista do nosso time brasileiro”, disse Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.
Viabilidade econômica
Segundo Puchert, a tecnologia do ônibus elétrico da Mercedes-Benz já está pronta e pode ser utilizada para futuros lançamentos. Mas ressalta que os modelos elétricos precisam ser viáveis economicamente para os clientes. Por isso, o executivo diz que é preciso investir em quatro pilares simultaneamente: tecnologia, infraestrutura, financiamento e políticas públicas.
“Hoje, cada município brasileiro vive uma realidade diferente, o que dificulta a adesão da eletrificação com maior velocidade e abrangência. Nós contamos com o apoio das autoridades públicas, da cadeia de suprimentos e de outros elos do setor para acelerar o desenvolvimento da infraestrutura, como também de uma ampla rede de recarga de energia”, falou.
Testes em campo de provas
Protótipos do ônibus articulado eO500UA cumprirão um programa de testes de funcionalidade e durabilidade nas pistas do Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis (SP), como também em trechos urbanos da cidade de São Paulo. Outro protótipo vem sendo submetido a exigentes testes por parceiros da Daimler Buses na Alemanha e Finlândia, visando a validação de sistemas de frenagem e de segurança.