O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 28 de julho de 2025, os resultados do Indicador Criança Alfabetizada referentes a 2024. Embora o índice nacional tenha avançado de 56% para 59,2% — evolução de 3,2 pontos percentuais em relação a 2023 — o percentual permaneceu 0,8 ponto aquém da meta de 60% estabelecida para o ano pelo governo federal .
Integrante do Compromisso Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Indicador Criança Alfabetizada é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir de avaliações padronizadas aplicadas pelas redes estaduais de ensino. O resultado divulgado nesta sexta, 11 de julho, foi apresentado pelo ministro Camilo Santana, que atribuiu o descumprimento à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 .
Apesar do progresso em âmbito nacional — 58% dos municípios aprimoraram seus índices de alfabetização — seis estados registraram retrocesso no indicador ao comparar os resultados de 2024 com os de 2023. São eles:
- Amazonas, que caiu de 52,2% para 49,17%;
- Bahia, de 36,8% para 35,96%;
- Pará, de 48,4% para 48,2%;
- Paraná, de 73,12% para 70,42%;
- Rondônia, de 64,6% para 62,62%;
- Rio Grande do Sul, que sofreu a maior queda, de 63,4% para 44,67% .
O próprio ministro Camilo Santana reconheceu que as enchentes em território gaúcho foram determinantes para a drástica redução do indicador no Rio Grande do Sul, salientando que, sem esse episódio atípico, o Brasil teria ultrapassado a meta de 60% .
Embora a maioria dos municípios tenha evoluído, a variação estadual evidencia desafios estruturais históricos: carência de formação continuada para professores, fragilidade na infraestrutura das escolas e lacunas na gestão pedagógica, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, onde se concentram os recuos mais acentuados .
Para 2025, o MEC estabeleceu nova meta de 64% de crianças alfabetizadas na idade certa, subindo para 80% em 2030, objetivo que exigirá reforço de investimentos federais, fortalecimento de parcerias com estados e municípios e expansão de políticas de recuperação de aprendizagem e inclusão digital .
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