fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Lula viaja a Cuba e depois participa da Assembleia Geral da ONU nos EUA

Presidente do Brasil -foto: EPA
Presidente do Brasil -foto: EPA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, nesta 6ª feira (15.set), para um novo roteiro de compromissos internacionais. Na primeira parada, o petista integra a Cúpula do G77 + China, em Havana (Cuba) e, depois, segue para Nova York (Estados Unidos), onde fará o discurso de abertura da 78º Assembleia Geral das Nações Unidas.

Em Cuba, país que ocupa a presidência temporária do grupo, ocorre a reunião do G77 + China. Criada em 1964, a cúpula hoje tem 134 membros e funciona como espaço de cooperação entre países em desenvolvimento e do chamado Sul Global. Em 2024, a presidência passará para Uganda.

Lula ainda deve ter uma agenda com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel. Será a primeira vez que um presidente brasileiro visita o país desde 2014, quando a ex-presidente Dilma Rousseff esteve na nação caribenha.

Depois, o presidente segue para os Estados Unidos, onde realizará, na 3ª feira (19.set), o discurso de abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

O tema do encontro será “Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas”.

Na 4ª (20.set), Lula participará do lançamento de iniciativa global para promoção do trabalho decente com o presidente dos EUA, Joe Biden. Ainda estão previstas agendas bilaterais, multilaterais e ministeriais entre países participantes da assembleia.

Comentários