O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para a Colômbia no próximo dia 16, em sua segunda ida ao país neste mandato. Será a terceira viagem internacional de Lula em 2024.
Um dos temas que devem ser abordados pelo presidente brasileiro e o colombiano, Gustavo Petro, será a situação do governo ditatorial do venezuelano Nicolás Maduro, de acordo com o R7. Lula retorna ao Brasil no dia 17.
A conversa também tratará do alinhamento da esquerda na América do Sul. Assim como Lula, Petro é membro de um partido esquerdista, a Colombia Humana.
Além de falar sobre temas políticos, Lula participará da Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo), na qual o Brasil será o país homenageado.
A organização do evento explicou que a escolha ocorreu em função da importância brasileira “no cenário literário mundial”. O tema será “Ler a Natureza” e reforçará a “herança dos biomais culturais”, informou o portal Metrópoles.
“Ao longo dos séculos, cada bioma brasileiro tem servido como uma rica fonte de inspiração para escritores, poetas e contadores de histórias, moldando narrativas que capturam a complexidade e a beleza da natureza”, afirma um comunicado do evento.
Amazônia também será tema das conversas entre os presidentes.
Na primeira ida de Lula à Colômbia, neste mandato, o objetivo foi participar de uma reunião técnica sobre a Amazônia. O encontro ocorreu na cidade colombiana de Letícia, que faz divisa com Tabatinga (AM).
As conversas sobre meio ambiente e de proteção à Amazônia também terão continuidade. O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, acompanhará o presidente na viagem.