fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Lula se reúne com Maia e pede unificação de forças para 2022

1574251729_5dd52cd17b121-768x404

Mirando nas eleições de 2022, o ex-presidente Lula teve uma conversa nesta quarta-feira (5) com o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O encontro sela um movimento do petista de tentar refazer pontes com representantes do pensamento de centro e marca uma primeira ofensiva pela união das oposições ao governo Jair Bolsonaro no berço da família presidencial, o Rio de Janeiro.

Na reunião, Lula sinalizou a Maia ser importante que os partidos de esquerda e centro se unifiquem para o pleito do ano que vem, o que poderia fortalecer a oposição ao atual presidente. Segundo aliados, o encontro foi muito cordial. Lula pediu unidade de ação no Rio de Janeiro —isso depois de ter sinalizado que fará força para catapultar o nome de Marcelo Freixo (PSOL) no estado.

Maia, por sua vez, acenou com a necessidade de uma atuação mais consistentes de grupos que discordam de algumas pautas do bolsonarismo no Congresso.

O argumento defendido por Lula é o de que mesmo que cada partido de esquerda ou de centro queira lançar os próprios nomes na corrida presidencial de 2022, o enfraquecimento de Bolsonaro no Rio de Janeiro e nos demais estados do país pode frustrar os planos do chefe do Executivo de conseguir a reeleição.

O ex-presidente está em Brasília para um primeiro giro de conversas com políticos e empresários. Maia, que se distanciou de Bolsonaro durante sua passagem na presidência da Câmara, é peça fundamental nesse projeto.

 

Com informações da CNN Brasil

Comentários