O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone nesta segunda-feira, em uma chamada de cerca de 50 minutos em que trataram de temas econômicos, cooperação e segurança internacional.
Segundo informação oficial, a conversa incluiu indicadores econômicos de Brasil e EUA, com destaque para “perspectivas positivas” e o “bom relacionamento” entre as duas economias, que tem avançado nos últimos meses. Trump ressaltou que o crescimento conjunto pode trazer benefício para a região como um todo.
Na agenda de segurança, os dois líderes discutiram cooperação no combate ao crime organizado transnacional, incluindo propostas de fortalecimento da repressão à lavagem de dinheiro, tráfico de armas e criminalidade financeira, bem como o intercâmbio de informações sobre transações financeiras suspeitas. A proposta de aprofundar a parceria foi destacada como bem recebida pelos dois lados.
Outros temas abordados no telefonema foram a situação na Venezuela, em que Lula reiterou a necessidade de preservar a paz e a estabilidade regional, e aspectos mais amplos da agenda internacional, como estratégias conjuntas diante de desafios geopolíticos.
Ao final da conversa, os presidentes acertaram a realização de uma visita de Lula a Washington, que deverá ocorrer em breve após compromissos internacionais do presidente brasileiro em outros continentes.
A ligação reforça os esforços diplomáticos entre Brasil e Estados Unidos para alavancar cooperação em áreas econômicas e de segurança, em um momento em que as duas maiores economias das Américas buscam ampliar o diálogo sobre temas de interesse mútuo.




