O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou o ministério da Ciência e Tecnologia sobre um plano para uso da inteligência artificial no país. O pedido é para que este plano esteja pronto no mês de julho.
Apesar da iniciativa, o político fez uma fala polêmica ao falar sobre o assunto, demonstrando desconhecer o que é a inteligência artificial.
“Eu estou cansado de ouvir teoria, de ouvir falar nesse bicho de inteligência artificial. Num país que tem tanta gente inteligente, para que precisa de inteligência artificial? Porque não usamos a inteligência humana que temos aqui?” declarou.
A fala foi feita durante um almoço especial pelo Dia Internacional das Mulheres nesta sexta-feira (8) , em Brasília, um dia após o petista ter coordenado a 1ª Reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT). Na ocasião, Lula cobrou uma política concreta voltada para a tecnologia.
Neste encontro com cientistas, Lula não atacou a inteligência artificial, pelo contrário, pediu para que os especialistas criassem um programa somente em português e que este projeto seja apresentado Conferência Nacional de Tecnologia, que acontecerá em quatro meses.
*PN