fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Lewandowski aceita oficialmente o convite e será o ministro da Justiça de Lula

Foto: reprodução
Foto: reprodução

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski aceitou formalmente, na noite desta quarta-feira (10), o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a chefia do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O martelo foi batido após reunião no Palácio do Alvorada, com o petista e Flávio Dino, que deixou o cargo para se tornar ministro do STF.

O anúncio será realizado no final da manhã desta quinta-feira (11). Consta na agenda do presidente uma reunião no Palácio do Planalto, às 11h, com Dino e Lewandowski. Próximo de Lula, o ex-ministro tem sido uma espécie de conselheiro do presidente durante esse terceiro mandato do petista à frente do país. O jurista até mesmo acompanhou o presidente em sua última missão internacional, em dezembro de 2023.

Lewandowski deixou a vaga no Supremo em abril do último ano, de forma compulsória, após completar 75 anos. Ele, inclusive, chegou ao tribunal em 2006, após indicação de Lula, que na época cumpria o último ano do seu primeiro mandato. A ex-primeira-dama, Marisa Letícia (1950-2017), sempre foi amiga de longa data da família Lewandowski.

Quando ele deixou o tribunal, se dedicou novamente ao seu escritório de advocacia e a consultorias. Para assumir o cargo, ele deverá deixar esses casos em que atua, além de se desincompatibilizar de algumas funções, como de membro do conselho jurídico da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e integrante do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.

Comentários