Guilherme Boulos é cotado para assumir a Secretaria-Geral da Presidência no governo Lula

guilhermeboulos.oficial_photo_1714600496048

Em 10 de maio de 2025, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi sondado informalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o comando da Secretaria-Geral da Presidência, atualmente ocupado por Márcio Macêdo (PT) .

De acordo com apuração do Terra, o convite surgiu após uma reunião reservada no Palácio da Alvorada há cerca de três semanas. A Presidência informou, porém, que não comentaria o caso e que não há cronograma definido para anúncio de mudanças no primeiro escalão .

Em seu discurso na 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, Boulos afirmou que considera “razoável” a exigência de Lula de que novos ministros abram mão de disputar as eleições de 2026. “Cabe única e exclusivamente ao presidente Lula definir sua equipe, e respeito o ministro Márcio Macêdo. Meu compromisso é contribuir com a reeleição de Lula no próximo ano”, declarou o líder do MTST .

A Secretaria-Geral da Presidência é responsável pela articulação com movimentos sociais e organizações da sociedade civil, função estratégica para consolidar a base de apoio do governo junto a entidades populares .

No interior do PSOL, operadores políticos avaliam que, embora o partido tenha aprovado diretriz de independência em relação ao Executivo, a participação de Boulos no governo poderia reforçar a coesão da esquerda. Por outro lado, sua saída da Câmara representa risco de perda de votos: Boulos foi o deputado mais votado do PSOL em 2022, e lideranças já mencionam a deputada Erika Hilton como possível substituta para atrair o eleitorado progressista .

A definição final sobre o nome deverá ocorrer após o retorno de Lula de viagem oficial à China, quando o presidente concluirá o desenho de sua reforma ministerial .


Deixe seu comentário e compartilhe esta matéria para que mais leitores participem do debate.

Sobre o autor
Hamilton Silva é jornalista e economista, graduado pela Universidade Católica de Brasília, com pós-graduação em gestão financeira. É editor-chefe  do portal DFMobilidade e diretor da Associação Brasileira dos Portais de Notícias (ABBP).

Acompanhe o DFMobilidade nas redes sociais:
• Facebook: https://www.facebook.com/dfmobilidade
• X: https://twitter.com/dfmobilidade
• Instagram: https://www.instagram.com/dfmobilidade
• LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/dfmobilidade

 

Comentários

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.