O grupo Stellantis, que produz carros das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM no Brasil, comprou 70% da rede Dpaschoal, especializada no mercado de peças e serviços automotivos.
Até então de administração familiar, a Dpaschoal tem 123 lojas no país, cerca de 2,8 mil funcionários e faturou R$ 2,5 bilhões em 2023.
A montadora quer ampliar sua participação no mercado de reposição e autopeças — um setor que movimenta R$ 61 bilhões no Brasil e que apenas 20% do valor corresponde a peças originais, vendidas em concessionárias.
A Dpaschoal vai manter o nome e o fornecimento de peças independentes, mas terá treinamento para mecânicos, de olho nos lançamentos futuros de híbridos flex e elétricos da Stellantis, previstos para 2025. O valor da transação não foi revelado. Luís Norberto Pascoal, presidente da Dpaschoal, passa a integrar o conselho da empresa.
“Com esse movimento, a Stellantis passa a ser número um em peças e serviços na América do Sul, que é um objetivo estratégico do nosso plano Dare Forward”, diz Emanuele Cappellano, novo presidente da companhia para a América do Sul.