fbpx

Greve dos caminhoneiros com mais uma alta do Diesel, categoria se reunirá no próximo sábado (08)

caminhoneiros -Foto - Agencia Senado
caminhoneiros -Foto - Agencia Senado

Fevereiro já começou com uma notícia preocupante para os brasileiros: o aumento no preço dos combustíveis. A Petrobras fez um reajuste no preço do diesel e aumentou o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Com essas mudanças, já começaram os rumores de uma possível greve de caminhoneiros.

A categoria dos caminhoneiros, uma das mais afetadas pelo aumento no preço do combustível, já articula reuniões para debater o tema e possíveis datas. Segundo o jornal Folha de Curitiba, lideranças nacionais dos transportados autônomos de cargas estão com encontro marcado para o próximo sábado (8), em Porto de Santos, São Paulo.

Em 2018, durante o governo Temer, o setor realizou a maior mobilização do setor de transporte de cargas da história do Brasil, com dez dias de duração. Além de paralisar as atividades, vários caminhoneiros se juntaram para bloquear rodovias. A greve paralisou vários setores da economia e gerou desabastecimento por todo o país.

A classe exigia que o governo e a Petrobras reduzissem a zero a carga tributária sobre o diesel. O aumento de preços, que vinha acontecendo quase diariamente, era parte de uma nova política da empresa para acompanhar o mercado internacional.

A paralisação terminou com acordos entre o governo e lideranças da categoria, e com a entrada do Exército brasileiro para desbloquear vias e garantir o abastecimento a vários setores. “A greve acabou após o Congresso aprovar uma tabela com valores mínimos para o frete de cargas no país e reduzir o preço do diesel em R$ 0,46 a partir de julho de 2018”, explica a BBC.

Comentários