Uma pesquisa do PoderData divulgada nesta quarta-feira mostra que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula (PT) é desaprovada por 53% dos eleitores, enquanto 42% aprovam seu governo e 5% não souberam ou não responderam .
O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 28 de julho, com 2.500 entrevistas distribuídas nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% .
Em comparação à última pesquisa, de junho, a reprovação registrou queda de 3 pontos percentuais (de 56% para 53%) e a aprovação avançou da casa dos 39% para 42%. Nesse intervalo, a diferença entre os índices positivo e negativo reduziu-se de 17 para 11 pontos percentuais .
O estudo também cruzou avaliação de governo com voto em 2022: entre os que dizem ter apoiado Lula no segundo turno, 73% aprovam sua gestão e 24% desaprovam; já entre os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL), apenas 8% aprovam o governo, enquanto 88% o reprovam .
Analistas atribuem a leve melhora no índice de aprovação ao “discurso da soberania” adotado pelo Planalto após o anúncio de tarifas americanas sobre produtos brasileiros, mas destacam que os indicadores econômicos — sobretudo inflação em patamar acima da meta e pressões fiscais — seguem como fatores de desgaste para a popularidade do governo .
Com as eleições de 2026 no horizonte, este cenário sinaliza um ambiente polarizado, em que a indefinição sobre a condução das reformas fiscais e o desempenho econômico poderá ser decisivo para a consolidação ou reversão das tendências de aprovação registradas pelo PoderData.
Engaje com a gente
Participe da discussão, compartilhe sua opinião e siga o DFMobilidade nas redes sociais: