Na tarde de terça (9), durante a sessão da Câmara Federal, o deputado Kim Kataguiri, do União-SP, atacou preconceituosamente a capital da República de “Ilha da Fantasia”. A declaração do paulista constrangeu seus colegas de parlamento.
A fala de Kim Kataguiri ocorreu durante a votação do requerimento de urgência apresentado pelo deputado Rafael Prudente, do MDB-DF, para apreciação de um projeto de lei que cria 484 funções comissionadas no Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).
Ao ser convocado para encaminhar o voto do bloco do União Brasil – PP – PSDB – Cidadania, o deputado paulista informou que a bancada estava liberada e que ele não concordava com a criação dos cargos solicitados pelo Judiciário.
“Isso é mais uma justificativa para sugar dinheiro dos outros estados e trazer para essa ‘ilha da fantasia’ que é o Distrito Federal, que consegue ter a maior renda per capita do País. Não porque produz, mas sim porque suga de outros estados”, disse Kim Kataguiri.
Nosso funcionalismo público merece respeito! Brasília não é uma cidade qualquer, é a capital da república, concentra os poderes da nossa nação, e todo o setor público coopera para a organização da nossa cidade de maneira singular.
“O deputado Kim foi infeliz em falar que Brasília é uma ‘ilha da fantasia’. Nós temos empresários, pessoas honradas, que vieram para cá e construíram uma história. Esses funcionários públicos que tocam Brasília são pessoas que estudaram e que trabalham duro. Estudaram muito, prestaram concurso e o senhor está sendo infeliz quando diz que Brasília é essa ‘ilha da fantasia’”, defendeu o parlamentar por Brasília Gilvan.
Quer ficar ligado em tudo o que acontece? Siga o perfil do DF Mobilidade no Instagram