fbpx
Pesquisar
Close this search box.

General americano virá ao Brasil para pressionar militares brasileiros

Lloyd-Austin-1

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, viaja ao Brasil na próxima semana para participar da 15ª Conferência de Ministros de Defesa das Américas (CMDA). Segundo o Pentágono, estão previstas reuniões bilaterais de Austin com seus homólogos.

A viagem foi anunciada pelo Pentágono em comunicado divulgado nesta sexta-feira (22). Lloyd parte na segunda-feira (25) para o Comando Sul dos EUA (SouthCom), na Flórida, onde vai se reunir com a comandante Laura Richardson.

 

Da Flórida, o secretário Austin viaja para a conferência. “As delegações discutirão desafios e oportunidades regionais compartilhados em uma atmosfera de diálogo aberto e confiança mútua”, diz a nota.

O Pentágono afirma que Austin “apoiará a afirmação do papel dos militares em uma sociedade democrática, incluindo o respeito às autoridades civis, processos democráticos e direitos humanos”.

“O secretário Austin realizará reuniões bilaterais com vários de seus colegas da região. Essa série de compromissos de alto nível reflete o profundo compromisso dos Estados Unidos em trabalhar ao lado de parceiros regionais para traçar nossa visão compartilhada de um Hemisfério Ocidental democrático, próspero e seguro”, afirma o Pentágono.

 

A visita do secretário de Defesa se dá uma semana depois de o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, promover uma reunião com embaixadores para manifestar suas críticas ao sistema eleitoral e reafirmar um suposto papel das Forças Armadas na vigilância do processo.

*Com informações do Canal Arte da Guerra

Comentários