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Gasolina vai subir? Quem roda de carro elétrico já economiza 76%

Dolphin Mini tem linhas quadras com amplos faróis dianteiros
BYD/DIVULGAÇÃO
Dolphin Mini tem linhas quadras com amplos faróis dianteiros BYD/DIVULGAÇÃO

Um reajuste no Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis passa a vigorar em 1º de fevereiro de 2025 no Brasil. A alíquota, aprovada no final de 2024, agora é de R$ 1,47 para gasolina e etanol (antes era R$ 1,37), e R$ 1,12 para diesel e biodiesel (antes era R$ 1,06), o que gera impacto nas bombas dos postos de combustíveis para os consumidores, que terão de desembolsar mais para rodar pelas cidades do país.

Enquanto isso, os proprietários de carros 100% elétricos a bateria contabilizam vantagens com a redução considerável de custos ao realizar recargas com energia elétrica em casa, na comparação com os carros a combustão, para circular a mesma distância. Há exemplos que chegam a 76% de economia dessa maneira, mas pode ser ainda maior se o proprietário possuir um sistema de geração de energia solar em casa.

A justificativa para o reajuste dos combustíveis é a defasagem em relação aos preços praticados no exterior — o que pode causar aumentos em diferentes momentos do ano.

Já a energia elétrica ofertada no Brasil tem a tarifa estabelecida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O reajuste acontece anualmente, na data de “aniversário” do contrato de concessão e/ou por meio de revisões tarifárias periódicas — que ocorrem a cada quatro anos, em média, com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico-financeiro das concessionárias.

Mas como calcular o consumo de energia de um carro elétrico e compará-lo ao consumo de um carro a combustão? É o que vamos ver a seguir.

Comparativo de consumo

Em primeiro lugar, é preciso entender que a medição de autonomia de um veículo elétrico é diferente da de um veículo a combustão. Enquanto o consumo de um automóvel é a relação entre a quilometragem percorrida e o volume de combustível utilizado (km/l), no carro elétrico a conta é feita com base no consumo de energia elétrica, medido em kWh (potência utilizada por determinado tempo), para percorrer a distância desejada. Assim, a comparação entre os dois tipos é comumente classificada por quilômetros por litro equivalente (km/le).

Isso acontece porque seria errado comparar os gastos diretamente, uma vez que as fontes de energia são diferentes, com cobranças diferentes. Para chegar a um senso comum, os departamentos de pesquisa e desenvolvimento dos fabricantes estabeleceram o percurso de 100 quilômetros para determinar o consumo comparativo.

Para exemplificar, vamos adotar o VW Polo, o carro a combustão mais vendido do Brasil em 2024, com o BYD Dolphin Mini, o carro elétrico mais vendido no Brasil no mesmo ano. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o VW Polo tem o consumo de 13,7 km/l na cidade (e 15,2 km/l na estrada), enquanto o BYD Dolphin Mini possui 58,6 km/le na cidade (e 41,9 km/le na estrada).

Mão masculina é vista sobre plugue de conexão de recarga em carro elétrico
Recarga residencial garante economia a proprietários de veículos elétricos. Foto: Divulgação/Freepik.

Fazendo as contas

Com a calculadora na mão, é preciso acrescentar os valores do litro do combustível e do kWh para fazer a comparação. Segundo o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), o litro da gasolina era vendido a R$ 6,29 em média no Brasil em dezembro de 2024. Já o preço do kWh no mesmo mês em Campinas (SP), foi comercializado a R$ 0,98 pela CPFL Paulista.

Vamos às contas: o VW Polo, que tem o consumo de 13,7 km/l, precisa de 7,29 litros de gasolina para percorrer 100 km (100 km / 13,7 km/l = 7,29 l). Com o preço da gasolina a R$ 6,29, o motorista desembolsa R$ 45,91 para percorrer os 100 km.

Já o BYD Dolphin Mini tem o consumo energético de 0,41 MJ/km, segundo o PBEV, do Inmetro. Como 1 MJ é o equivalente a 0,27 kWh, o carro consome 11,07 kWh para cada 100 km percorridos. Importante ressaltar que esse é um cálculo hipotética, já que não considera aclives, declives, velocidade média, temperatura externa, ar-condicionado, etc., que podem influenciar no consumo. Fazendo a recarga em casa, que tem o preço de R$ 0,98 por kWh, o custo para percorrer a distância é de R$ 10,84 (11,07 kWh x R$ 0,98 = R$ 10,84). Uma economia de 76,3% em relação ao custo para fazer a viagem no Polo.

Vale destacar que se o proprietário do carro elétrico possuir um sistema fotovoltaico, no qual conseguirá gerar a própria energia, o custo dessa viagem será ainda mais econômico.

Vista lateral de um BYD Dolphin Mini estacionado
BYD Dolphin Mini é o carro elétrico mais eficiente do Brasil. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Consumo por litro equivalente

Para chegar ao consumo de quilômetros por litro equivalente do carro elétrico, é necessário fazer mais uma conta. Conhecendo a despesa com energia elétrica para percorrer os 100 km, basta fazer uma simples regra de três com o preço da gasolina para saber quantos litros de gasolina se compra com o valor gasto em eletricidade. Então, divide-se o valor por 100 km para chegar ao consumo de eletricidade em quilômetros por litro equivalente.

Seguindo o exemplo acima, vimos que o BYD Dolphin Mini gasta R$ 10,84 para percorrer 100 quilômetros. Quantos litros de gasolina se compra com R$ 10,84? A resposta é 1,72 litro (R$ 10,84 / R$ 6,29 por litro). Isso significa que o Dolphin Mini, se utilizasse gasolina como combustível, precisaria de 1,72 litro para percorrer os 100 km.

Por último, é necessário dividir o percurso total (100 km) pela quantidade de combustível que seria utilizada (1,72 litro). Assim, chegamos ao consumo de 58 quilômetros por litro equivalente (km/le) do Dolphin Mini na comparação com os carros a combustão.

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