Com a maior frota de veículos movidos a energia limpa do país, São Paulo deixou de consumir 34 milhões de litros de diesel por ano. Em uma média do valor do diesel de R$ 6,14, segundo dados da Petrobras, a diminuição do consumo de combustível trouxe economia de R$ 208,76 milhões de reais aos cofres públicos da capital paulista.
Além da economia em dinheiro, a SPTrans apresentou, ao
Canal VE, a redução anual de emissão de gases poluentes graças à eletrificação da frota no município: 80.910 toneladas de CO2 por ano são evitadas com o uso dos 930 ônibus da frota atual.
Como calcular as emissões evitadas por ônibus elétricos?
Cada ônibus elétrico reduz, anualmente, a emissão de 87 toneladas de CO2, 0,21 tonelada de NOx (óxidos de nitrogênio) e 0,002 toneladas de material particulado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans, a cidade conta, em setembro de 2025, com 930 coletivos, sendo 729 movidos a bateria e 201 trólebus, que operam em mais de 220 linhas e transportam diariamente 1,69 milhão de passageiros. Ao multiplicar a quantidade de ônibus pela quantidade de gases poluentes evitados, chega-se à marca de 80.910 toneladas de emissões de CO2 evitadas anualmente.

Eletrificação de frota
Em São Paulo, os primeiros ônibus elétricos foram introduzidos à frota municipal em 2017, com a entrega do primeiro ônibus que também foi produzido integralmente no país.
O Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo prevê substituir 2.200 ônibus movidos a diesel por veículos de matriz energética limpa até 2028.
Inicialmente, a ambição inicial da prefeitura era substituir 20% da frota por ônibus elétricos até 2024, adiando essa meta para 2028. Atualmente, dos 13.300 ônibus da frota da capital paulista, 6,3% representam a frota elétrica (930 veículos).