fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Fez neve, Assista | Ciclone se afasta para o alto-mar após deixar ao menos quatro mortos no Sul e Sudeste

Imagem- Print screem - Redes sociais
Imagem- Print screem - Redes sociais

O ciclone extratropical que atinge as regiões Sul e Sudeste do Brasil começará a se afastar totalmente para o alto-mar nesta sexta-feira (14), segundo informações da Climatempo. Entretanto, além do rastro de destruição deixado, ao menos quatro pessoas morreram durante a passagem do fenômeno meteorológico – duas em São Paulo, uma em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul.

Até o momento, estima-se que 52 municípios gaúchos tenham sido atingidos pelo ciclone, deixando 234 pessoas desabrigadas e 331 desalojadas. Outros 17.399 habitantes do estado foram afetados pelo evento climático. Os conceitos de desabrigado e desalojado são diferentes. Desabrigado é aquele que perdeu a casa e está em um abrigo público. O desalojado teve de deixar sua casa – não necessariamente a perdeu – e não está em abrigos, mas sim na casa de um parente, amigo ou conhecido, por exemplo.

Apesar do deslocamento do ciclone para alto-mar, nuvens carregadas devem se formar no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Elas se dissiparão a partir da entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar. As rajadas de vento na região podem atingir até 100 km/h pela manhã.

Ocorreu neve e chuva congelada nas áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense e no planalto sul de Santa Catarina. A frente fria, que se formou junto do ciclone, avançará para o Sudeste e o Centro-Oeste, chegando até a parte sul da Bahia.

#Repost @jornaloglobo with @let.repost
• • • • • •
CICLONE EXTRATROPICAL | A Serra de Santa Catarina registrou a primeira neve do inverno 2023 nesta sexta-feira. O fenômeno aconteceu durante a madrugada em Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici. As fortes rajadas de vento provocadas pela passagem do ciclone extratropical também fizeram caminhões balançarem na Serra do Rio do Rastro, trecho da rodovia SC-390, em Santa Catarina.

O ciclone extratropical matou ao menos quatro pessoas, nesta quinta-feira. As mortes foram registradas em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os efeitos do fenômeno continuarão a ser sentidos até o fim de semana, conforme ele se desloca em direção ao oceano. Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, o ciclone, acompanhado de uma frente fria polar, deve trazer chuvas e levar a uma queda nas temperaturas da Região Sudeste a partir desta sexta-feira.

Comentários