Os eventos militares cancelados pelos Estados Unidos com o Brasil em 2025 foram principalmente reuniões previstas para julho e agosto que tinham como objetivo discutir projetos de compra e manutenção de equipamentos militares, como helicópteros Black Hawk (12 unidades) e mísseis Javelin (222 unidades).
Esses encontros, além das discussões sobre a ampliação do programa Foreign Military Sales, que permite a compra de equipamentos militares usados a preços reduzidos, teriam impacto direto em vários programas das Forças Armadas brasileiras, incluindo projetos do Exército, da Aeronáutica (como motores dos aviões F-39 Gripen e radares do Sistema de Vigilância da Amazônia) e da Marinha (programas de desenvolvimento de submarinos e programa nuclear).
Recomendamos para você:
Além disso, há preocupação quanto à participação de militares americanos em exercícios conjuntos com o Brasil, como a Operação Formosa, que é o maior treinamento terrestre da Marinha.
Até o momento, não há confirmação oficial sobre o cancelamento de todos os exercícios, mas as reuniões técnicas para manutenção de acordos e compras foram efetivamente canceladas