Carteira de habilitação dos brasileiros pode ser usada para conduzir veículos em outros países.
Alugar um carro durante uma viagem é algo que facilita muito a vida de quem gosta de explorar o local, conhecer cidades próximas e transportar a família com conforto. O problema é que, muitas vezes, o destino do motorista é uma cidade fora do Brasil.
Se você quer explorar o exterior do país com mais praticidade, saiba que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é válida em algumas nações fora do nosso território. Ficou curioso? Confira mais informações sobre o assunto.
O caso mais recente que chamou a atenção sobre o assunto foi a renovação do acordo entre os governos de Brasil e Itália para reconhecimento da habilitação emitida no outro país.
Os termos estabelecem que os condutores com CNH válida e residência italiana há menos de seis anos podem solicitar a carteira sem necessidade de passar novamente pelas aulas em autoescola ou realizar exames práticos e teóricos. Cerca de 100 mil brasileiros que moram na Itália poderão se beneficiar.
Em outras nações, o condutor brasileiro pode precisar da PID (Permissão Internacional para Dirigir), emitida pelo Detran, para permitir a condução de veículos em países signatários da Convenção de Viena ou que atendam o princípio de reciprocidade. A taxa para emissão do documento varia entre R$ 60 e R$ 400.
Confira a lista e as regras em cada local:
- Estados Unidos e França: habilitação válida por até 180 dias.
- Portugal: CNH válida sem necessidade de revalidação.
- Espanha: CNH com validade por tempo limitado.
- China: requer reavaliação e tradução juramentada para o mandarim.
- Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela: exigem somente a CNH.
- Austrália, Canadá, Reino Unido, Indonésia, México e Nova Zelândia: exigem CNH, passaporte e PID Alemanha, Albânia, Áustria, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Federação Russa, Finlândia, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Moldávia, Mônaco, Noruega, Polônia, Romênia, San Marino, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Ucrânia e República Checa: exigem CNH e PID.