O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca neste domingo (21.set.2025) em Nova York para a 80ª Assembleia Geral da ONU em meio a um ambiente diplomático frio com Washington e com a própria comitiva enxugada.
Dois ministros desistiram da viagem: Alexandre Padilha (Saúde), que recusou o visto com restrições de deslocamento impostas pelos EUA, e Fernando Haddad (Fazenda), que decidiu permanecer no Brasil para acompanhar a pauta de isenção do IR até R$ 5 mil. Em edição extra do Diário Oficial, o Planalto autorizou a ida de ao menos cinco ministros: Camilo Santana (Educação), Marina Silva (Meio Ambiente), Márcia Lopes (Mulheres), Jader Barbalho (Cidades) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas). A primeira-dama Janja já está em Nova York desde quarta-feira (17).
Recomendamos para você:
O cenário reforça a leitura de que Lula chega à semana de alto nível com menor margem política e operacional, enquanto a relação com a administração Trump segue sem canal de diálogo direto. A agenda brasileira deve priorizar temas como multilateralismo, meio ambiente e democracia, mas sem sinais de reaproximação concreta com a Casa Branca até aqui.
Siga, comente e compartilhe: Instagram | Facebook | X | YouTube — @DFMobilidade
Por: Hamilton Silva é jornalista há 13 anos, editor-chefe do portal DFMobilidade e economista formado pela Universidade Católica de Brasília. Vice-presidente do Rotary Club de Brasília e diretor da ABBP