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Datena cita estatuto do idoso e gordofobia em ação contra Marçal

Reprodução das redes sociais/Instagram
Reprodução das redes sociais/Instagram

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) entrou, nesse domingo (29/9), com uma ação por danos morais contra o influencer Pablo Marçal (PRTB), seu rival na disputa à Prefeitura de São Paulo. Datena acusa Marçal de discriminação por gordofobia e de ofensa contra a sua moralidade e pede R$ 100 mil de indenização.

A ação diz respeito à live realizada no dia 16 de setembro pelo influenciador, após o episódio da cadeirada durante o debate da TV Cultura, quando Marçal estava internado no Hospital Sírio-Libanês. Na ocasião, o candidato do PRTB teria chamado Datena de “abusador e comedor de açúcar”, além de outras ofensas. O vídeo foi assistido por mais de 90 mil pessoas nos momentos de maior audiência.

A acusação de abuso se baseou na ação de assédio sexual movida pela jornalista Bruna Drews, ex-repórter do programa Brasil Urgente, da Band, contra Datena, em outubro de 2019. Bruna retirou as acusações alguns meses depois e o caso acabou arquivado.

Na petição, a defesa de Datena argumenta, ainda ,que as ofensas de Marçal tinham cunho gordofóbico, com intuito de discriminá-lo, além de ofendê-lo por uma acusação pela qual ele não foi condenado. Como Datena tem 67 anos, a defesa recorreu ao estatuto de idoso para pedir prioridade no trâmite da ação. A defesa argumenta que as ofensas causaram dano moral e à personalidade.

Em nota ao Metrópoles, a defesa da campanha de Marçal negou que tenha havido qualquer abuso por parte do influenciador. “Da leitura da ação proposta (live) não vislumbramos nenhum ato ou fato que possa configurar qualquer abuso, sendo certo que vamos apresentar a defesa técnica no momento oportuno”, diz a nota.

Desdobramentos da cadeirada

Na sexta-feira (17/9), Pablo Marçal também moveu uma ação no valor de R$ 100 mil por danos morais contra Datena pelo episódio em foi vítima de uma cadeirada por parte do apresentador. Na ocasião, Datena arremessou uma cadeira duas vezes contra Marçal após ser provocado pelo influenciador durante o debate da TV Cultura, no dia 15 de setembro.

Tanto Pablo Marçal quanto José Luiz Datena exploraram o incidente da cadeirada em suas campanhas eleitorais. Marçal chegou a comparar o episódio à facada sofrida por Jair Bolsonaro em 2018 e à tentativa de assassinato do ex-presidente americano Donald Trump em julho deste ano.

Após a agressão, Marçal publicou um vídeo em que aparece sendo levado de ambulância ao hospital — uma cena que ele posteriormente admitiu ter sido encenada. Já a campanha de Datena usou a cadeirada em uma propaganda eleitoral que dizia: “Datena fez o que você pensou”.

Reprodução das redes sociais/Instagram

A exploração do incidente, contudo, não surtiu efeito positivo para nenhum dos dois candidatos nas pesquisas de intenções de votos na cidade. Datena, que a princípio chegou a crescer em alguns levantamentos, ficou em quinto lugar na pesquisa Datafolha de quinta-feira (27/9). Já Marçal se mantém em terceiro lugar, distante por seis pontos percentuais do líder, Ricardo Nunes (MDB).

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