A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga fraudes no INSS aprovou a convocação de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado pela Polícia Federal como operador de um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões. O presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), autorizou a Polícia Legislativa a localizar e intimar o lobista, que ainda não foi encontrado.
A oitiva foi marcada para a próxima semana — com previsão de ocorrer na quinta-feira, 11 de setembro, se a intimação for efetivada. A comissão também aprovou requerimentos para rastrear as visitas de Antunes ao Congresso e a órgãos públicos entre 2019 e 2025.
Contexto da investigação Segundo as apurações, Antunes teria atuado como intermediário junto a associações e instituições financeiras, facilitando credenciamentos e a inclusão de descontos irregulares na folha de beneficiários. A CPMI vem colhendo depoimentos e requisitando documentos de CGU, MPF, INSS e Defensoria. Em paralelo, o colegiado aprovou o envio ao STF de pedido de prisão preventiva de 21 investigados.
Próximos passos • A comissão mantém o plano de ouvir ex-ministros da Previdência e ex-presidentes do INSS; Carlos Lupi poderá depor na segunda-feira (8.set.).
• A agenda oficial da CPMI segue com deliberação de requerimentos e oitivas técnicas (CGU) nesta semana.