fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Conselho de Ética aprova a cassação de Gabriel Monteiro

Foto: Divulgação / Câmara RJ
Foto: Divulgação / Câmara RJ

Nesta quinta-feira (11/8), o Conselho de Ética da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou, por unanimidade, a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar. O relatório final é de autoria de Chico Alencar (PSOL). Os sete membros do Conselho entraram em consenso sobre o texto.

Após a aprovação pelo Conselho de Ética, o próximo passo é a votação no plenário da Casa, o que está previsto para ocorrer na próxima terça-feira (16/8). Para cassar o mandato do ex-policial e youtuber são necessários 34 votos. Já para aprovar uma possível suspensão de mandato, será preciso formar maioria absoluta, ou seja, 26 votos.

Serão os 50 vereadores da Câmara que decidirão se o colega parlamentar, denunciado por suposto estupro, assédio e por forjar vídeos na internet, será considerado inocente ou culpado da acusação de quebra de decoro. Se for declarado culpado, por exemplo, ainda seria necessário decretar qual punição será tomada.

A votação no plenário será aberta e com direito a fala dos parlamentares e dos advogados de defesa de Monteiro durante a sessão. Vale dizer que a Câmara conta com 51 parlamentares, mas Carlos Bolsonaro (Republicanos) pediu licença não remunerada do cargo para ajudar seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, na campanha à reeleição.

Caso seja cassado ao fim do processo, Gabriel perderá seu mandato. Contudo, por causa do prazo para registro de sua provável candidatura, a cassação pode não impedir que ele concorra a uma vaga para deputado federal nas eleições deste ano.

 

 

 

 

 

*Com informações do Pleno News

Comentários