fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Câmara vai analisar voto impresso auditável nesta semana

e7a05bc1-voto-impresso-auditavel

Nesta semana, a Comissão Especial (CE) criada pela Câmara dos Deputados para analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do voto auditável deve se reunir para avaliar o parecer do deputado federal Filipe Barros (PSL-PR).

Segundo o presidente da Comissão, o deputado Paulo Martins, há possibilidade, de que a votação ocorra na próxima quinta-feira (8), mas a avaliação dele é de que a proposta não deve passar no Plenário nem na comissão.

Para defender a PEC, Barros disse que não existem provas de que não houve fraude na urna eletrônica até hoje. “Se é verdade que nunca houve provas contundentes de fraude, também não há provas contundentes de que não houve fraude”.

A PEC prevê a alteração do artigo 14 da Constituição Federal, que passaria a ter uma nova redação prevendo uma impressora junto à urna eletrônica, como segue na proposta: “No processo de votação e apuração das eleições, dos plebiscitos e dos referendos, independentemente do meio empregado para o registro do voto, é obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas, de forma automática e sem contato manual, em urnas indevassáveis, para fins de auditoria”.

*Com informações da Gazeta Brasil

Comentários