Brasil tem recorde de vendas de veículos 100% elétricos em maio

Foto: Estapar/Divulgação
Foto: Estapar/Divulgação

O Brasil emplacou 16.641 veículos eletrificados em maio de 2025, alta de 12,6% em relação ao mês de abril (14.759 unidades), e de 22,25% no comparativo com maio de 2024 (13.612). No acumulado do ano (janeiro a maio), as vendas de veículos 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos e híbridos flex (HEV) já somam 71.324 unidades, um crescimento de 19,5% em relação ao mesmo período de 2024 (59.669). Os números são da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que não considera os veículos micro-híbridos na conta.

De acordo com a ABVE, a participação dos eletrificados no mercado total de veículos leves também segue em ascensão. Em maio, esses modelos representaram 7,76% de todos os emplacamentos de automóveis e comerciais leves (214.383 unidades, segundo a Fenabrave).

O destaque do mês de maio foi o recorde de vendas dos veículos 100% elétricos (BEV), com 6.969 veículos, aumento de 48,2% em relação a abril (4.702). Na comparação com maio de 2024 (5.175), esse crescimento foi de 34,7%.

Ainda assim, os modelos híbridos plug-in (PHEV) tiveram 7.581 unidades emplacadas, ou 45,5% do mercado de eletrificados em maio, contra 41,9% dos modelos BEV.

Enquanto isso, observa-se uma tendência de queda na participação dos híbridos convencionais (HEV e HEV Flex), o que, segundo avaliação da ABVE, pode refletir uma evolução natural do mercado rumo à eletrificação total.

Gráfico contém os dados da série histórica de vendas
Série histórica de vendas de veículos históricos da ABVE: Arte: Divulgação/ABVE.

Eletrificação por região

região Sudeste lidera as vendas de veículos eletrificados no Brasil, com 48,8% de market share, seguida pela região Sul, com 17,4%, Nordeste, com 16,8%, Centro-Oeste (13%) e Norte (4%).

Mas, de acordo com a análise da ABVE, observa-se uma distribuição mais equilibrada das vendas de veículos eletrificados entre os estados brasileiros a cada mês.

O movimento, segundo a entidade, “reflete o impacto de políticas públicas de incentivo — como isenção ou redução do IPVA —, a expansão da rede de concessionárias por parte das montadoras e o avanço da infraestrutura de recarga em todo o país”, diz a nota.

“Os esforços individuais de alguns estados têm impulsionado o crescimento regional como um todo, com destaque para o avanço das regiões Nordeste e Norte, que vêm ampliando gradativamente sua participação no mercado nacional de eletrificados”, completa o comunicado.

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